Afternoon Tea – O Típico Chá da Tarde Inglês

Se tem uma tradição bem britânica que eu adoro é esse chá da tarde inglês. Eu poderia ir em um desses toda semana que não ia achar ruim.

O tão famoso Afternoon Tea existe há séculos e foi por causa de uma personalidade da realeza que o ritual ganhou fama e notoriedade. Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, sempre se sentia faminta entre o almoço e a janta. Como solução, passou a fazer entre uma refeição e outra um pequeno lanche que nada mais era que uma xícara de chá com leite e açúcar, e algum salgado. Com o tempo, aristocratas e burgueses ingleses passaram a imitar o ritual da duquesa em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias. A partir daí, a tradição se espalhou, salões de chá foram criados e toda a Europa foi tomada pelo consumo do chá das cinco.

Hoje em dia, o chá não é mais só das cinco, mas de uma tarde inteira rs. Os locais costumam oferecer o serviço a partir das 13hs até ás 18h, você só precisa agendar o horário de sua preferência. E o menu não se resume mais a uma xícara de chá e um salgado.

A variedade de chás é enorme e a seleção de salgados e doces também. Sanduíches com recheios variados são algumas das opções, além dos “sconnes“, um pãozinho super tradicional e bem gostoso que vem acompanhado de geléias e um creme que parece uma manteiga. Os doces então, nem se fala, bolinhos, tortas, mousses…que além de deliciosos são lindos, de comer com os olhos rs. Sem falar no champagne, que pode ser adicionado por um valor um pouco maior do que o do chá convencional.

E por ser tão tradicional, o Afternoon Tea é oferecido em milhares de lugares, fica até difícil escolher diante de tantas opções. Esses foram os dois lugares que já tomei o chá e recomendo.

Browns Brasserie & Bar

Browns Brasserie & Bar que eu fui fica em um hotel na região de Convent Garden, mas existem unidades em outras regiões. O ambiente é mais formal mas nada muito sofisticado e o preço é bem camarada. Vale muito pelo ambiente e experiência, além do chá em si que é uma delícia. Fui com minhas amigas que vieram de férias e elas também amaram.

As fotos não estão muito boas mas dá pra ter uma ideia de como é o chá e o ambiente.

Patisserie Valerie

A Patisserie Valerie é uma casa de doces super tradicional e que tem lojas espalhadas por toda cidade. O ambiente é mais descontraido e as comidinhas maravilhosas, principalmente os doces, especialidade da casa. O valor também é bem amigo.


Além desses dois lugares, que eu super indico, no site Afternoontea.co.uk você encontra todos os lugares que oferecem o chá, e não só opções na Inglaterra mas em todo o reino unido. No site você pode pesquisar pela região, caso queira em algum ponto especifico da cidade ou até mesmo por ofertas. Bacana né?!

Espero que tenham gostado das dicas.
Alguém mais aqui já foi em um Afternoon Tea? Conta pra gente o que achou.

Beijos