Hot Cross Bun – Tradicional Pãozinho Britânico de Páscoa

No final do ano passado eu falei aqui no blog sobre o Advent Calendar, uma tradição de fim de ano muito conhecida aqui em Londres.
Hoje, véspera de Páscoa, eu vim falar de outra tradição britânica que acontece nesse período. Diferente do Brasil, aqui em Londres nessa época do ano não são os ovos de chocolate que fazem sucesso mas sim os Hot Cross Bun, que simbolizam o significado religioso da data.

Esse pãozinho doce foi criado na Grã Bretanha mas também é consumido em outros países como Austrália, Nova Zelândia entre outros. Ele é tradicionalmente consumido na Sexta-Feira Santa e marca o fim da Quaresma, mas é possível encontrá-lo pra vender em outras épocas também, como no final do ano.

morrisons-giant-hot-cross-bun

Ele é feito basicamente de farinha, leite, manteiga e algumas especiarias que carregam um significado especial, como a cruz no topo do pão, que simboliza a crucificação de Jesus. Normalmente é consumido quente com manteiga ou geleia, bom né?!

Resolvi compartilhar um vídeo com vocês de como se prepara o Hot Cross Bun, vai que alguém se anima né?! Rs.

E ai, gostaram?

Quando conheci essa tradição achei muito bacana, porque tem todo um significado e é uma forma de aproximar mais as pessoas do real sentido da Páscoa, não é?
Espero que vocês também tenham gostado de conhecer e aproveito pra desejar uma ótima Páscoa, que seja um momento de renovação para todos nós.

Beijos

5 comments on Hot Cross Bun – Tradicional Pãozinho Britânico de Páscoa

  • Fê Gonçalves

    Não conhecia esse pãozinho, Li, traga sempre essas particularidades e curiosidades daí para nós. E o significado tem tudo a ver com a Páscoa! Uma Feliz Páscoa para você!! Um beijo

    • Livia Reis (author)

      Que bom que gostou Fe, e fico feliz que goste de saber sobre coisas daqui. Vou tentar sempre trazer essas curiosidades para o blog.
      Uma Feliz Páscoa pra você também. Um beijo e obrigada pelo carinho.

  • Bruna Lima

    Também não conhecia, me lembrou a colomba pascal, que é menos famosa que os ovos de páscoa aqui no Brasil, mas também é um pãozinho de páscoa!
    O hot cross bun deve ser uma delícia! 🙂

    • Livia Reis (author)

      Oi Bruna,
      Isso mesmo, é bem parecido com a colomba pascoal, e realmente é uma delícia.
      Beijos

  • Natalia

    Nunca tinha ouvido falar desse pãozinho, parece maravilhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *